Um produto químico é formado por um ou mais compostos químicos que lhe permitem cumprir com uma determina função. Os compostos químicos, por sua vez, são substâncias que contam com dois ou mais elementos que fazem parte da tabela periódica.
Habitualmente, os produtos químicos são formados por um componente activo, que é a substância que lhe permite desempenhar a sua função, e por vários excipientes, que melhoram a sua eficiência.
![]() |
Fonte: http://www.ecoharmonia.com/2013/07/gestao-de-produtos-quimicos.html |
Os produtos químicos, dependendo das suas características, podem servir para limpar, desinfectar, eliminar pragas ou levar a cabo diversos processos industriais. São usados, por conseguinte, nas fábricas, nas casas particulares e os campos destinados à agricultura, entre muitos outros espaços.
É importante destacar que muitos produtos químicos trazem benefícios em certas áreas, mas também provocam danos noutras. De acordo com estes efeitos adversos colaterais que causam, os produtos químicos são qualificados de diferentes formas pelas autoridades, que podem ordenar a restrição ou até a proibição de uso.
Um produto químico pode provocar diversos problemas de saúde. Alguns provocam queimaduras ou chagas ao entrar em contacto com a pele. Outros geram intoxicação quando são ingeridos ou aspirados, inclusive de maneira involuntária.
Há produtos químicos, por outro lado, que são arriscados devido à sua inflamabilidade. Isto significa que, perante certas temperaturas elevadas, podem estalar e provocar um incêndio.
Para evitar estes inconvenientes, os produtos químicos devem ser manipulados com precaução e utilizando certos elementos de segurança, como luvas ou óculos para proteger os olhos.
Leia mais: Conceito de produtos químicos - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/produtos-quimicos#ixzz46JzJmXel
Nenhum comentário:
Postar um comentário